19 de abril de 2015

Dia do Índio-Parte I com vlog Aula,cinema e atividades relacionadas

HOMENAGEM AOS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL pelo Instituto Educacional Maanaim.
No dia 19 de abril os alunos da Educação Infantil comemoraram o Dia do Índio com músicas e fantasias.

O Maternal usou cocar confeccionado por eles e pintaram um barco de Caixa de Papelão que mostrarei no proximo video PARTE 2 representando o meio de transporte usado pelos índios, os barcos. Também apresentaram três músicas referentes ao tema. Usamos uma tanga confeccionada em tecido decorada, além de cocar e Pintura Facial lembrando as vestimentas dos índios. O Maternal assistiu o filme O pequeno Hiawatha relacionado ao Indiozinho corajoso na floresta, com pipoca e diversao, depois todas as turmas se apresentaram usando cocar e pintura no rosto. Foi um dia muito divertido e memorável.

Dividimos os videos em duas partes,enfatizando que foram trabalhadas atividades aproximadamente há umas 3 semanas anteriores,todas relacionadas aos Indios,com fotos,videos.

Os índios possuem uma maneira própria de organizar a vida.
Entre eles tudo é dividido com o objetivo de fazer a aldeia funcionar em harmonia.
A divisão de trabalho, por exemplo, segue basicamente critérios de idade, sexo e acumulo de conhecimento e cultura.
Na grande maioria das aldeias indígenas brasileiras esta divisão funciona como podemos observar abaixo.
Funções e divisão do trabalho entre os índios brasileiros:
 Homem adulto: são responsáveis pela caça de animais selvagens. Devem garantir a proteção da aldeia e, se necessário, atuarem nas guerras. São os homens que também devem fabricar as ferramentas, instrumentos de caça e pesca e a casa (oca).
Mulheres adultas: cabe às mulheres cuidarem dos filhos, fornecendo-lhes alimentação e os cuidados necessários. As mulheres também atuam na agricultura da aldeia, plantando e colhendo (mandioca, milho, feijão, arroz, etc). As mulheres também devem fabricar objetos de cerâmica (vasos, potes, pratos) e preparar os alimentos para o consumo. Devem ainda coletar os frutos, fabricar a farinha e tecer redes (artesanato).
Crianças: os curumins da aldeia (meninos e meninas) também possuem determinadas funções. Suas brincadeiras são destinadas ao aprendizado prático das tarefas que deverão assumir quando adultos. Um menino, por exemplo, brinca de fabricar arco e flecha e caçar pequenos animais. Já as meninas brincam de fazer comida e cuidar de crianças, usando bonecas.

Cacique: é o chefe político e administrativo da aldeia. Experiente, ele deve manter o bom funcionamento e a estrutura da aldeia.
Pajé: possui grande conhecimento sobre a cultura e religião datribo. Conhece muito bem o poder das ervas medicinas e atua como uma espécie de “médico” e “curandeiro” da aldeia. Mantém as tradições e repassa aos mais novos através da oralidade. Os rituais religiosos também são organizados pelo pajé.
Diversão Indígena
Além de trabalharem, os índios também se divertem. Nas aldeias, eles fazem festas, danças e jogos. Porém, estas formas de divertimento possuem significados religiosos e sociais. Dentre os jogos, por exemplo, destacam-se as lutas. Estas são realizadas como uma forma de treinamento para guerras e também para desenvolver a parte física dos índios
TEXTO INFORMATIVO
A expressão genérica "povos indígenas" refere-se a grupos humanos espalhados por todo o mundo, e que são bastante diferentes entre si. Apenas no Brasil, há mais de 200 desses povos.
É apenas o uso corrente da linguagem que faz com que, em nosso e em outros países, fale-se em povos indígenas.Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro, com exceção dos estados do Piauí e Rio Grande do Norte. Vários desses povos também habitam países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo.
SUGESTÃO: A partir da leitura e exploração com os alunos do texto, pesquise as influências indígenas em nossa cultura, na linguagem, na comida e costumes.
Enfim,trabalhamos antecipadamente e focamos que o Dia do índio e a cultura indigena nao deve ser lembrados somente no dia 19 de Abril e sim a todo o tempo os primeiros habitantes do Brasil merecem nossa homenagem e respeito!
Viva o dia do índio! 19 DE ABRIL,AMAMOS VOCÊS!

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