17 de fevereiro de 2015

Planejamento para Maternal

PLANO DE ENSINO MATERNAL
 “Plano de ensino”
   I – Introdução:
Planejar algo requer muita organização, disciplina e principalmente intencionalidade dos objetivos a serem alcançados.
Pensar hoje em educação infantil implica, sobretudo, assumir uma postura de compromisso com a formação da criança, sendo preciso considerar todos os aspectos que compõem sua formação, desde os cuidados de higiene e saúde, sua segurança no ambiente escolar, seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.
Preocupados com esta discussão, o presente plano busca direcionar situações de aprendizagem que contribua efetivamente para o desenvolvimento das crianças com os quais iremos trabalhar este ano. Tentaremos abordar todos os aspectos dentro do que dispomos de maneira a privilegiar o lúdico, a fantasia, o faz-de-conta tão necessário para esta faixa etária, além do afeto e o respeito ao ritmo e individualidade de cada um.
 II – ÁREAS DO CONHECIMENTO: 
Formação Pessoal e Social
2.1 – Identidade e Autonomia
 OBJETIVOS:
• Estimular a criança favorecendo sua independência através de ações;
• Valorizar o que a criança faz e fala, favorecendo sua auto-estima;
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
• Desenvolver a capacidade de relacionar-se com crianças da mesma idade.
 • Interessar-se pelo cuidado do próprio corpo, executando ações relacionadas à saúde e higiene;
 • Expressar desejos, sentimentos, vontades e desagrado, agindo com progressiva autonomia. 

CONTEÚDOS: AUTO ESTIMA:
 • Valorização do que a criança fala e faz. ESCOLHA:
 • Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.
 FAZ-DE-CONTA:
 • Situações para que as crianças imitem ações que representem diferentes pessoas, personagens ou animais; • Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos; • Participação de brincadeiras de “esconder-achar” e em brincadeiras de imitação.
 INTERAÇÃO:
• Desenvolvimento da capacidade de relacionar com crianças da mesma idade;
• Respeito às diferenças: estimulo e troca entre as crianças;
• Realização de pequenas ações cotidianas, para que adquira maior independência;
• Respeito às regras simples de convívio social.
 IMAGEM:
• Reconhecimento progressivo do próprio corpo através do auxilio do espelho, das diferentes sensações e ritmos que produz.
 CUIDADO:
• Intervenção e incentivo das necessidades de higiene, educação e descanso;
• Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda;
• Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas, interessando-se em desprender-se das mesmas e utilizar o vaso sanitário.
 SEGURANÇA:
 • Identificação de situação de risco no seu ambiente mais próximo;
• Orientação sobre o uso de utensílios e objetos de forma segura.
 Conhecimento de Mundo
2.2 – Linguagem Oral e Escrita
 OBJETIVOS:
 • Desenvolver a oralidade;
• Interagir com outras pessoas e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral; • Interessar-se pela leitura de histórias;
• Familiarizar-se aos poucos com a escrita em situações em que ela se faz necessária e por meio do contato com ao mais variados suportes de textos.
 CONTEÚDOS: ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA:
 • Ampliação do vocabulário;
• Leitura em voz alta, feita pelo professor em momentos organizados ou espontâneos utilizando diferentes tipos de textos;
• Observação e manuseio de materiais impressos;
 • Interação e participação constantes na escuta de músicas e histórias;
• Confecção de cartazes e painéis.
 Conhecimento de Mundo 2.3 – Matemática
 OBJETIVOS:
• Estabelecer noções básicas do uso da matemática no cotidiano;
 • Explorar a contagem oral.
 CONTEÚDOS: NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO:
 • Exploração e montagem de figuras;
• Seqüências numéricas oral, envolvendo contagens e números relativos a cantigas e rimas infantis;
• Organização de espaços, objetos e brinquedos que contenham números enriquecendo o faz-de-conta. GRANDEZAS E MEDIDAS:
 • Observação do tempo: dia e noite, agora, depois.
 ESPAÇO E FORMA: • Identificação de formas geométricas básicas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo);
 • Observação de diferenças e semelhanças entre figuras e pessoas.
 Conhecimento de Mundo 2.4 – Artes visuais/ Música Música
 OBJETIVO: • Ouvir, perceber e discriminar e imitar fontes sonoras.
 Artes Visuais • Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais;
 • Entrar em contato com diversas formas de expressões artísticas.
 CONTEÚDO: FAZER ARTÍSTICO:
 • Exploração e manipulação de materiais diversos;
 • Exploração e conhecimento de diferentes movimentos gestuais visando à produção de marcas gráficas;
 • Cuidado com os materiais, com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
 FAZER MUSICAL:
• Participação em brincadeiras, jogos cantados e rítmicos.
 APRECIAÇÃO MUSICAL:
• Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
• Escuta de obras musicais variadas.
 Conhecimento de Mundo 2.5 – Movimento
 OBJETIVOS:
 • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
• Deslocar-se com destreza no espaço aperfeiçoando as capacidades motoras;
• Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamentos de objetos diversos;
 • Expressar-se através de gestos e ritmos em situações de interação.
 CONTEÚDOS: EXPRESSIVIDADE
 • Reconhecimento progressivo dos segmentos do corpo por meio de brincadeiras, uso do espelho e da interação com outras crianças e adultos;
• Experiências significativas em relação à sensibilidade corporal com materiais diversos.
 EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
• Valorização de jogos motores e brincadeiras;
• Organização de ambientes com materiais que propiciem as descobertas e exploração do movimento;
• Desenvolvimento progressivo das capacidades motoras.
 Conhecimento de Mundo
 2.6 – Natureza e Sociedade
 OBJETIVOS:
• Estabelecer algumas relações com o meio ambiente;
• Perceber a importância de cuidados relativos à saúde.
 CONTEÚDOS: A CRIANÇA, A NATUREZA E A SOCIEDADE:
• Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições da comunidade. OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
• Acompanhamento e desenvolvimento da paisagem local;
• Valorização de atitudes de manutenção e preservação de espaços coletivos e do meio ambiente.
 SERES VIVOS
 • Percepção do desenvolvimento gradativo do próprio corpo e suas características;
 • Percepção da importância dos cuidados relativos à saúde;
• Contato com pequenos animais e plantas.

 III – Avaliação A avaliação estará ocorrendo em todos os momentos, ela nos auxiliará a pensar em caminhos que facilitem a aprendizagem de cada criança, dentro de suas possibilidades, reconhecendo suas características peculiares. Uma proposta de avaliação deve levar em conta os interesses e possibilidades de exploração do mundo por parte das crianças, respeitando sua identidade sócio-cultural e proporcionando-lhes um ambiente interativo e rico em materiais e situações a serem vivenciadas.

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